101 anos de IFF.

0

  Quando o Brasil ainda tinha como Presidente o campista Nilo Peçanha, o então Presidente almejou um ambicioso projeto para a educação brasileira com a construção das Escolas de Aprendizes Artífices. E é a partir daí ( para ser mais exato no ano de 1909) que a história do Instituto Federal Fluminense começa. 
  E hoje é um dia especial para toda a nossa instituição. Nosso Campus completa a marca de 101 anos de existência. E é claro que o Estud@nteIFF não iria ficar fora das comemorações.
  Hoje pela manhã, exatamente ás 10h 30min, houve um café da manhã com locação próxima ao espaço Oswaldo Martins. Onde todos os alunos e servidores puderam participar de um momento de reflexão e também com a presença de algumas pessoas importantes no cenário do IFF como o Diretor Geral Jefferson Manhães. Foi inalgurado também um mural com o formato dos 101 anos do IFF, para que as pessoas pudessem deixar suas mensagens ao aniversariante.
  Porém as comemorações não terminam por aí... Hoje, quinta-feira 23/09, ás 18h 30min haverá um momento de reflexão com direito a bolo e tudo para o qual estão convidados todos os alunos e servidores do IFF.
  Que hoje seja um ótimo dia de celebração para todos nós que fazemos parte dessa imensa instituição. Que não participa apenas da nossa formação académica, mas também na nossa construção humana. Por muito tempo o IFF, desde a época de Aprendizes Artífices e posteriormente CEFET, abrigou a todos os seus alunos como uma segunda casa. E que muitos e muitos outros anos celebrem a contrução desse instituto que é mais do que uma escola para nós.
  Afinal, fazemos todos parte dessa história...

É hora de votar...

Alunos simulam eleição em urnas de verdade.
Durante essa semana o IFF está recebendo ilustres convidadas... São urnas eletrônicas que se encontram pelo pátio da escola para que nós, futuros eleitores, possamos exercitar de forma bem prática o que faremos no dia 3 de Outubro.
  A iniciativa do TRE ( Tribunal Regional Eleitoral) vem com o intuito de nos preparar para as eleições para Presidente, Governador, Senador e Deputados Federais e Estaduais, que se realizaram no dia 3 do mês de Outubro.

  O Grémio Estudantil Nilo Peçanha organizou uma lista de "candidatos" (dentro os quais se encontram partidos compostos por frutas e animais) para que a simulação fosse mais fidedíguina à uma eleição de verdade.
Funcionários do TRE estavam presentes.
  Houve também a preocupação por parte do TRE de disponibilizar funcionários para que pudessem tirar dúvidas e dar orientação aos alunos. Lembrando que para os alunos menores o voto é facultativo, mas não custa nada exercer o nosso direito de cidadão, não acham.
  Agora que já sabemos como acontece uma eleição de verdade é só esperarmos dia 03 de Outubro para que possamos votar. Não esquecendo, é claro, de comparecermos munidos de Título de Eleitor e um outro documento de identificação com foto.

Bolsa de Estudo nos EUA


 Ótimas notícias para quem faz Tecnólogo nas áreas de Administração e gerenciamento de negócios, Turismo e Hotelaria, Comunicação, Tecnologia da Informação ou Tecnologias na área de engenharia, e tem a ambição de fazer um curso na sua área nos Estados Unidos: Estão abertas inscrições, até o dia 03 de outubro, para alunos que queiram estudar em uma Community Colleges ( Universidades americanas voltadas para o ensino tecnológico). As bolsas estão sendo disponibilizadas pela organização Fulbright.
  As bolsas terão duração de um ano e serão oferecidas 40 bolsas para estudantes brasileiros, sendo que dessas 40, 12 serão destinadas a estudantes da região Sudeste.
  Dentre as exigências para se candidatar estão a nacionalidade unicamente brasileira, estar matriculado em uma instituição com reconhecimento do MEC, não possuir reprovações na sua área, dentre outras.
 Os beneficiados com as bolsas também terão alguns benefícios como curso de inglês por dois meses, despesas de estadia e viagens pagas.
  Vou deixar aqui o link do edital pra maiores informãções. Outra forma de entrar em contato com a Fulbright é pelo e-mail cc2011@fulbright.org.br. Pelo site vocês vão encontrar tudo que é necessário para que a inscrição seja efetuada.
  Ou então vocês podem se dirigir até o Escritório de Cooperação Internacional do IF Fluminense, um setor novo na instituição que tem como função tratar de assuntos internacionais, situado no Bloco A sala 133, no Campus Campos Centro.
  Então corram e façam suas inscrições, afinal essa é uma ótima oportunidade de crescimento tanto profissional quanto cultural.
 Até o próximo post :)

Sexta Musical

Atualmente existe uma grande preocupação, por parte das pessoas, de terem seu trabalho conhecido. E isso se faz mais importante ainda quando falamos no meio artístico.
  Hoje em dia com meios de comunicações cada vez mais velozes, como a internet, ser reconhecido tornou-se mais fácil e competitivo ao mesmo tempo.
  E para você que se preocupa com esse tipo de assunto o Grêmio Estudantil Nilo Peçanha traz uma ótima novidade para os alunos do IFF que são aspirantes a músicos. Toda sexta-feira o Grêmio abrirá as portas do auditório Cristina Basto para que alunos do Instituto Federal Fluminense que possuam talentos musicais possam se apresentar. Uma ótima alternativa para quem possui uma banda e procura expandir seu trabalho e ganhar projeção no meio.
  Nessa sexta-feira dia 10/09 a Sexta Musical estreará com apresentações das bandas Antimatéria e Caos, ás 19:00h.
Os interessados devem procurar o Grêmio para que suas apresentações possam ser agendadas.

Desfile 7 deSetembro

  E para começar os posts do Estud@nteIFF vamos falar de notícias boas.
  O IFF esteve fora dos desfiles cívicos do 7 de setembro por algum tempo, mas agora nós voltamos com tudo. (Vocês podem ter acesso aos horários pelo blog da direção o IFForme Centro.).
   E o melhor, para incentivar a participação dos alunos nessa demonstração de amor à pátria a direção irá agraciar os alunos participantes com uma viajem para nada mais nada menos do que o Museu da República, situado na cidade do Rio de Janeiro. A viajem ainda tem data imprevista, porém o destino é de grande agrado. O Museu já foi morada do  Império e da Antiga República, durante 63 anos representou o Poder Executivo brasileiro e também foi palco de inúmeros passos importantes para o Brasil na história. Com uma arquitetura digna das construções européias, o Museu da República se mostra belamente imponente.
  O Museu conta com um enorme acervo de obras de arte, dentre os quais está o próprio Museu. Ele conta ainda com um extenso jardim que compõe a inestimável beleza do Museu sendo ele concebido pelas mãos de um paisagista francês.
  As inscrições podem ser realizadas no Espaço Cultural Raul David Linhares Corrêa no qual também se encontra uma exposição por meio de fotografias e vídeos falando a respeito da história da Banda do IFF.
Fachada do Museu da República
  Então vejo todos na Avenida 28 de Março no 7 de setembro. Nada como homenagear o nosso país, não acham?
 Bom desfile e até o próximo post... 
Vista do jardim
Salão de banquetes

A Pátria | Pedro Bruno, 1919.

   

E viva à integração


  Atualmente é visível a preocupação da nossa instituição em poder tornar estreitos os laços comunicativos entre alunos e escola. E o Estud@nteIFF, juntamente com a direção do IFF vem para isso. Para de uma forma simples, clara e descontraída poder integrar aluno e instituição. O intuito do blog é mostrar tudo que acontece no Instituto Federal Fluminense por meio do olhar de um aluno, para entendimento dos outros alunos.
  O nosso blog vai procurar trabalhar isso de uma forma bem criativa e eficiente, vai procurar saber o que pensam e o que almejam os alunos do IFF, transpor as barreiras de escola e alunos e tornar possível a participação do corpo discente em tudo que acontece por aqui.
  E para que tudo isso seja possível é de suma importância que nós alunos nos façamos presentes. Por isso a integração dos alunos no Estud@nteIFF vai mostrar-se sempre presente. Vocês podem comentar, entrar em contato pelo e-mail do blog e até mesmo me encontrar em redes sociais como o twitter.
 Então é isso, espero que gostem, participem e divulguem.